Fotometria

A exposição é a forma como controlamos a luz que forma uma fotografia.

 

Olhando a figura ao lado temos uma garota clicada com três exposições diferentes

 

Não podemos deixar passar luz demais ou nossa foto ficará Superexposta (1a).Ou seja: ela ficará muito clara!

 

Não podemos deixar passar luz de menos ou nossa foto ficará Subexposta (1c). Ou seja: ela ficará muito escura!

 

Aposto que você já lidou com situações em que as fotos ficaram muito claras ou muito escuras, certo?Às vezes, usamos isso de propósito. Mas a princípio buscamos fotos com uma exposição balanceada como a 1b.

Conseguimos ver o mundo porque tudo reflete luz - isso já aprendemos lá no ensino fundamental. Cada objeto reflete a luz de um jeito e é assim que conseguimos ver diferentes formatos e cores. Nosso olho e a câmera trabalham de forma parecida: absorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudo que está a nossa volta! A cor preta, por exemplo, absorve toda a luz, enquanto a cor branca reflete toda a luz.

 

É graças a esse princípio que a fotografia existe.Toda vez que vamos fotografar, a luz passa pela lente e chega ao sensor da câmera. Cada pedacinho de luz contém um pouco de informação: é a luz refletida dos objetos que está indo até o nosso olho e, também, até a nossa câmera, para se transformar na imagem que está a nossa frente.


Para nossa câmera criar as imagens estáticas que chamamos de “fotografias”,

uma certa quantidade de luz deve passar pelas lentes por um tempinho para que possamos

reproduzir aquele instante.


C

Medição Central

Conforme imagem acima, a Medição Central é representada pelo Ponto. Significa que a ênfase na leitura da luz pelo fotômetro da câmera será a área central do quadro. As luzes que estiverem fora desta área, não farão tanta importância assim.

Medição Parcial

Este tipo de Fotometria, abrange uma área de leitura da luz um pouco maior que a pontual.

Medição Matricial

Representada pela área mais preenchida na imagem acima. Ela abrange uma média do quadro inteiro da imagem, ou seja, de toda luz que chega ao sensor, será feita uma média e a câmera apresentará o que deve ser correto no fotômetro.