2. Compor

Esse é o momento onde a arte da fotografia realmente acontece e você coloca a sua marca nas fotos.

No entanto, apesar desse processo ser artístico, existe um embasamento científico por trás da composição.

A regra dos terços divide a tela através de 2 linhas verticais e duas linhas horizontais, formando assim o conhecido "jogo da velha".

Em muitas câmeras, hoje em dia, é possível exibir uma camada sobreposta com a regra dos três terços, o que pode ajudar na hora de compor. Veja alguns exemplos de imagens com a regra dos terços na figura acima.

Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas recém-desenhadas. Se existirem linhas na imagem, dê preferência em posicioná-las junto às linhas do jogo da velha.

Veja, por milênios a arte vem sendo expressada através de algumas “regras” e padrões. Isso pode ser notado em pinturas, arquitetura, monumentos e construções históricas também.

A própria natureza e o universo funcionam sobre alguns destes mesmos princípios, como por exemplo, a famosa Golden Ratio (ou Proporções Áureas em português) figura abaixo.

A Golden Ratio aplicada na fotografia é uma das “regras” mais exploradas pelos melhores fotógrafos do mundo.

Tentando simplificar para você, se esta é a primeira vez que você fica sabendo dela, tente entendê-la como sendo uma evolução da Regra dos Terços.