Como vender Fotos nos Bancos de imagens :
O mercado de banco de imagens tem seus próprios métodos e oferece boas opções para vender fotos na internet, algo que tem evoluído muito em relação há alguns anos devido ao “boom” do e-commerce.
Na verdade, quando se trata de ganhar dinheiro vendendo fotos ou ilustrações online, disponibilizá-las em um banco de imagens sob uma licença royalty free é a melhor maneira de maximizar os ganhos. Você pode ganhar mais com o licenciamento de uma foto repetidas vezes do que vendê-la com direitos autorais incluídos uma única vez. Já tem um bom tempo que muitos descobriram que esse método é muito mais lucrativo.
Você também não precisa se preocupar com a integridade do seu trabalho. Agências de stock sérias protegem suas imagens com fortes marcas d'água, contratos de licenciamento rígidos e políticas de segurança muito eficientes.
Então, como vender o seu trabalho em um banco de imagens? É relativamente simples. Tudo o que você precisa fazer é se inscrever como colaborador no site da agência escolhida (10 Maiores Bancos e links abaixo) e enviar um lote inicial de imagens para avaliação.
A estratégia é iniciar fazendo testes de envio apenas para um site, quando descobrir quais são suas fotos aprovadas, entraria nos demais para maior visibilidade e assim aumentar seus ganhos.
Um fator muito importante a ter em mente quando for enviar fotos para um banco de imagens é que você deve ser o proprietário dos direitos autorais de todo o conteúdo enviado e incluir autorizações de modelo e de propriedade para todas as imagens que retratam pessoas reconhecíveis e/ou propriedade privada. As agências são bem exigentes em relação às diretrizes de questões legais e proteção, por isso é fundamental conhecê-las e cumpri-las.
Para vender fotos online não é necessário ser um fotógrafo profissional, mas é importante que as imagens tenham boa qualidade, enquadramento adequado e uma composição interessante.
Também é válido saber que o material passa por uma análise e nem sempre é aprovado, mas isso não significa que todos os sites vão rejeitar a mesma foto.
Em relação ao pagamento, normalmente, ele é feito pelo PayPal, mas é preciso atingir um limite mínimo para saque. Para aumentar o valor das vendas. você ainda pode comercializar a mesma imagem em sites diferentes e mais de uma vez.

Os 10 Melhores Bancos de Imagens para Vender Fotografias:
1. Shutterstock
Esse é um dos mais tradicionais sites para comprar e vender fotos, mas também é um dos mais exigentes. Para ser aprovado, preciso enviar 10 fotos para análise. Cada imagem pode render entre 15% a 40% de comissão.
2. Adobe Stock
Com um acervo de mais de 100 milhões de fotos, o Adobe Stock oferece uma comissão de 33% por cada foto vendida. Além disso, o site faz upload da mídia direto para os aplicativos de criação da família Adobe, como Premiere e Photoshop.
3. iStock e Getty Images
A iStock — anteriormente iStockphoto — é uma renomada agência de fotografias de stock, famosa por ser uma das poucas a oferecer imagens exclusivas (que você não encontrará em nenhum outro lugar) e que já por muitos anos pertence à Getty Images, uma das potências em fotografia e uma das mais prestigiadas agências do mundo.
4. Dreamstime
O site paga comissões entre 20% e 50% pelas fotos baixadas. Além disso, no caso de imagens exclusivas, o fotógrafo ganha um adicional de 10%. O Dreamstime tem mais de 120 milhões de fotos no acervo e mais de 500 mil colaboradores.
5. CanStockPhoto
As vendas estão se mostrando cada vez mais consistentes
6. 123RF
A agência tem cerca de 100 mil colaboradores e paga entre 30% e 60% de comissão. O valor varia conforme a quantidade de fotos compradas.
7. Alamy
Com mais de 60 milhões de imagens, o Alamy é um dos maiores sites de banco de imagens e eles também pagam bem. Os fotógrafos ganham 50% de cada venda e não são obrigados a serem exclusivos do site.
8. Depositphotos
É bem popular, e tem escritório com atendimento por telefone no Brasil. Este banco possui valores mais acessíveis ao público. Justamente por isso possui um volume altíssimo de tráfego e downloads.
9. Photocase
É uma agência de fotografia com sede em Berlim e sua biblioteca de imagens certamente reflete seu valor. Esta empresa se destaca por mais de uma década com um estilo que se tornou popular.
10. Envato Elements
Fundado em 2006 e é muito bom para aqueles que trabalham em múltiplas áreas, pois a plataforma conta com um banco de modelos gráficos, vídeos, fotos, músicas, e muitas outras opções.



Critérios de Aprovação de Fotografias:
1. Qualidade
Tudo o que você precisa é fazer o upload de imagens em alta qualidade! Isso significa que os arquivos precisam estar em tamanho grande e em alta resolução para que os compradores possam adaptá-las as suas demandas em todos os diferentes padrões de tamanhos de fotos.
Além de uma boa composição, o assunto principal tem que estar bem focado.
2. Equipamento
Com relação a equipamentos, uma vez uma boa câmera DSLR era requisito obrigatório. Porém, com a tecnologia da fotografia em dispositivos móveis super popular, hoje é possível obter excelentes resultados com a câmera do seu smartphone, já que ele é capaz de fotografar em alta resolução (claro que é necessário ao menos habilidades de fotografia e edição básicas).
3. Edição de imagem
Por fim, o próximo passo é trabalhar as imagens para eliminar imperfeições, como ruído e melhorar nitidez, além das edições básicas que ajudam a promovê-la melhor (como a correção de cor e exposição, por exemplo). Uma imagem bem editada faz toda a diferença na hora de vender, especialmente se você pretende que ela se destaque no meio de tantas fotografias.
Quais fotos VENDEM mais?
A resposta a esta pergunta pode variar, pois o mundo visual está em constante evolução. Em termos gerais, fotos de pessoas são o best-seller de todos os tempos. Já o estilo realista e o gênero autêntico é o mais popular já por vários anos, sem sinais de declínio.