Editor de imagem gratuito:       FastStone (Download)

AJUSTES GLOBAIS  

Depois de cortar sua imagem(CROP) e nivelado se estiver torta, precisamos fazer alguns ajustes em toda a foto, são chamados de ajustes globais.  Os mais comuns para ajustar sua fotografia e deixar ela melhor são:

Exposure (Exposição): Ajusta o ‘brilho’ de exposição geral (Fotometria). Tenha cuidado para não forçar as coisas, caso contrário você introduzirá todos os tipos de problemas, especialmente ruído.

Colour Temperature (Temperatura de cor): Para aquecer ou esfriar suas imagens. A temperatura da cor costuma ser um caso de preferência pessoal e é uma daquelas coisas que você pode brincar durante o pós-processamento para ajustar drasticamente o humor de um imagem.

Contraste: Ajusta a diferença entre os tons claros e escuros. Deixa os destaques mais brilhantes e as sombras mais escuras. As cores também serão afetadas e parecem mais vigorosas.

Highlights (Altas Luzes ou Destaques): Reduzir as luzes estouradas e restaurará detalhes que você pensou que estavam perdidos das áreas muito brilhantes.

Sombras (Shadows): Um oposto direto dos destaques, aumentar este controle deslizante revela detalhes nas sombras onde você pensava que não havia nenhuma. Isso pode ser muito poderoso, mas novamente não abuse, aumenta o ruído.

Clarity (Clareza): Semelhante ao controle deslizante de contraste, mas mais sutil, pois afeta apenas os tons médios. Isto pode ser muito útil para adicionar textura a uma superfície, mas tenha muito cuidado ao usá-lo em pele humana.

Saturaration (Saturação): Ajusta uniformemente a intensidade das cores na imagem, novamente
cuidado porque você pode acabar com céus tóxicos e tons de pele laranja.

Vibrância (Vibrance): Semelhante à saturação, mas afeta apenas as cores mais suaves de uma imagem. A vibração também tenta proteger os tons de pele.

HSL: Um conjunto de controles deslizantes que permite fazer ajustes individuais em qualquer cor dentro da imagem. Você pode ajustar o matiz, saturação ou luminância de qualquer cor.