top of page

Tratamento de imagens

Editores Gratuitos de imagem para Computador:      

FastStone (Download)                 Adobe Photoshop Express

IMG_2559.jpg
IMG_2560.jpg

AJUSTES GLOBAIS  

Depois de cortar sua imagem (CROP) e nivelado se estiver torta, precisamos fazer alguns ajustes em toda a foto, são chamados de ajustes globais.  Os mais comuns para ajustar sua fotografia e deixar ela melhor são:

LUZ:

1. Exposição (Exposure): Ajusta o ‘brilho’ de exposição geral (Fotometria). Tenha cuidado para não forçar as coisas, caso contrário você introduzirá todos os tipos de problemas, especialmente ruído.

2. Contraste: Ajusta a diferença entre os tons claros e escuros. Deixa os destaques mais brilhantes e as sombras mais escuras. As cores também serão afetadas e parecem mais vigorosas.

3 Realces (Highlights)Destaques ou Altas Luzes, Ajustes para reduzir as luzes estouradas e restaurará detalhes que você pensou que estavam perdidos das áreas muito brilhantes.

4. Sombras (Shadows): Um oposto direto dos Realces, aumentar este controle deslizante revela detalhes nas sombras onde você pensava que não havia nenhuma. Isso pode ser muito poderoso, mas novamente não abuse, aumenta o ruído.

COR:

5. Temperature (Temperatura de cor): 

Você já deve ter reparado que fotos tiradas no mesmo ambiente podem ficar com tonalidades diferentes (algumas ficam mais amareladas ou mais azuladas). A causa desse efeito é o balanço de branco realizado pela câmera.

Cada tipo de luz produz um brilho com uma cor característica, porém, no nosso dia a dia não percebemos essas variações, pois nossos olhos conseguem corrigir automaticamente a tonalidade das luzes. A câmera não é treinada como nós para fazer isso, portanto, esse tipo de ajuste precisa ser feito manualmente na câmera ou na pós-produção.

Dessa forma, é possível fazer com que uma foto que foi tirada ao meio dia pareça que foi tirada ao final da tarde diminuindo a quantidade de branco e aumentando o azul, por exemplo.

Com a função "Conta-Gotas"  você mostra onde é o Branco ou cinza médio na foto e o Lightroom ajusta todas as outras cores automaticamente.

6. Matiz (Hue): A alteração nesse controlador modifica drasticamente as cores percebidas na imagem. Vale notar que a luminosidade geral da imagem tende a ser preservada. Assim, as cores muito claras (brancos) e escuras (pretos) tendem a se manter quase inalteradas. Melhor deixar "zerada"

7. Vibração (Vibrance): Semelhante à saturação, mas afeta apenas as cores mais suaves de uma imagem. A vibração também tenta proteger os tons de pele.

8. Saturação (Saturation): Ajusta uniformemente a intensidade das cores na imagem, novamente cuidado porque você pode acabar com céus tóxicos e tons de pele laranja.

Clarity (Clareza): Semelhante ao controle deslizante de contraste, mas mais sutil, pois afeta apenas os tons médios. Isto pode ser muito útil para adicionar textura a uma superfície, mas tenha muito cuidado ao usá-lo em pele humana.

HSL: Um conjunto de controles deslizantes que permite fazer ajustes individuais em qualquer cor dentro da imagem. Você pode ajustar o matiz, saturação ou luminância de qualquer cor.

Nitidez: Algumas vezes as imagens podem vir com contornos não muito bem definidos, principalmente quando a origem é um scanner ou uma câmera simples.

Essas imagens podem se beneficiar de um ajuste de nitidez, no qual o grau varia de acordo com a qualidade original da câmera. Contudo, esse ajuste não faz efeito em fotos que originalmente estão com pouquíssima nitidez.

Prisma.jpg
bottom of page