Dica # 1: Clique em RAW . Muitas vezes, quando disparo para preto e branco, a foto simplesmente não aparece bem quando eu finalmente a reviso no computador. Ao disparar em RAW, você poderá mudar de ideia depois, se a foto não fosse tão boa em preto e branco como você esperava.

Dica # 2: Dê a sua foto um belo tratamento. Silver Effex Pro 2 é um plugin Photoshop ou Lightroom que faz uma coisa: fazer fotos em preto e branco parecerem incríveis. Este plugin era muito caro e usado apenas por profissionais, depois que a google comprou ele passou a ser grátis. Baixe aqui

Dica # 3: para visualizar em preto e branco, apenas preste atenção em linhas, sombras e formas. Este truque é muito útil para ajudar os fotógrafos na pré-visualização de uma imagem em preto e branco, mesmo que vivamos em um mundo de cores.

Dica

 

# 4: Preste especial atenção ao ruído. Com o excelente desempenho de luz baixa de câmeras DSLR modernas, além dos programas de remoção de ruído à nossa disposição, os fotógrafos são usados ​​para escapar com ruído.

Dica # 5: Procure o contraste. Na minha experiência, as melhores fotos em preto e branco geralmente têm uma parte da foto próxima ao branco puro e uma parte da foto que está perto do preto. Este aumento de contraste aumenta o interesse na cena.

Dica # 6: Encontre uma ampla gama de cinzas. Ter branco e preto na imagem ajudará a adicionar interesse a uma imagem, mas se outras áreas não tiverem uma ampla gama de tons variados de cinza, a foto provavelmente parecerá maçante. Você pode alcançar uma maior variedade de cinzas usando o flash para lançar destaques e sombras sobre certas áreas da foto.

Dica # 7: use um polarizador. Ao fotografar em torno de superfícies reflexivas, como água ou folhas, use um polarizador para cortar as reflexões da luz do sol. Quando a cor é removida da foto, esses destaques especulares podem distrair a composição geral.

 

Dica # 8: observe a textura. Enquanto a textura não for iluminada à frente, ela mostrará contraste em detalhes finos, o que o torna um assunto atraente para preto e branco. É por isso que as fotos em preto e branco de itens antigos, como celeiros ou antiguidades, são tão atraentes, que têm muita textura resistida.

Dica # 9: use a terminologia correta: preto e branco, monocromático, escala de cinza. "Monocromático" significa que uma cor é colocada em um fundo neutro. Portanto, imagens em preto e branco, que colocam preto sobre um fundo branco, são um tipo de imagem monocromática. Grayscale é apenas uma maneira de mostrar imagens em preto e branco em um computador, que usa um conjunto reduzido de tons de cinza.

Dica # 10: procure padrões. Os padrões são interessantes por causa da repetição ordenada. A cor simplesmente nos distrai de dar ao nosso padrão nossa atenção. Ao usar preto e branco, imagens de padrões são muito mais atraentes. Depois de começar a procurar padrões para disparar em preto e branco, você notará em todos os lugares: carros em um estacionamento, sapatos de uma festa de casamento em pé ou uma fileira de arbustos.

 

Dica # 11: exposições longas amam preto e branco. Eu li essa dica no fantástico site da Digital Photography School e decidi tentar uma imagem que tirei há alguns meses. Eu não gostei da imagem e quase excluiu isso até eu ler essa dica e aplicar preto e branco para a foto.

# 12: Faça HDR !  HDR é ótimo para fotografia em preto e branco porque exagera o alcance dinâmico e as bordas. Nada aparece como um HDR preto e branco.

 

12 dicas para fotografia impressionante em preto e branco