Como fazer Fotografias mais nítidas

Fazer fotos nítidas e com foco é tão importante para fotógrafos profissionais que eles acabaram criando um termo curioso na língua inglesa. Eles chamam as fotografias com foco perfeito de "Tack sharp". 

Abaixo 5 itens para ajudar a melhorar a qualidade de suas fotografias:

1. Use uma velocidade rápida do obturador
O mundo ao seu redor está constantemente em movimento, ter uma câmera significa que você está equipado para congelar esse movimento em um único quadro. Dependendo do que você está fotografando, o resultado às vezes pode ser uma confusão embaçada, que geralmente é o resultado de uma velocidade do obturador muito lenta.         Há um pouco de sabedoria convencional que diz que a velocidade mínima do obturador necessária para obter uma imagem nítida de um objeto estático é 1 dividido pela distância focal. Portanto, se você estiver fotografando com uma lente de 50 mm, precisará de uma velocidade do obturador de 1/50 de segundo. Considerando que sua lente tenha estabilizador ("IS" nas lentes CANON ou VR nas NIKON), caso não tenha dobre a velocidade 1/100.

2. A melhor abertura de diafragma

Toda lente tem sua “faixa” de maior nitidez, que geralmente é um valor que vai de f/6.3 a f/8 (isso varia muito de lente para lente, mas é geralmente 2 pontos acima da abertura máxima. Na dúvida, faça testes com suas lentes!

3. ISO menor

Quanto menor o ISO melhor será a nitidez da sua fotografia. Mantenha o ISO na configuração mais baixa que sua câmera permitir, se o assunto for fixo e não tenha luz suficiente use um tripé para reduzir velocidade e não ter que aumentar o ISO. (use ISO < 800 para câmeras "cropadas" ou <1600 para full frame).

4. Lente fixas.

As lentes de comprimento focal fixa lhe proporcionará menos distorções e aberrações que as objetivas ZOOM que tem mais elementos e lentes.

5. Foco pontual

Escolha o foco  pontual central é sempre o melhor ponto para escolha de  tipo de foco.

Quando a câmera tem muitos pontos de foco, nem sempre o que a câmera está focando é o que realmente se quer focar.