1 – ESCOLHA INGREDIENTES FRESCOS

Se a superfície parecer enrugada, arranhada ou estragada, substitua o ingrediente, ou mude seu ângulo, de forma a não mostrar essa parte ruim. Isso pode parecer óbvio, mas algumas vezes acabamos deixando passar. Normalmente fotografamos alimentos de muito perto, e mesmo os menores defeitos serão destacados.

 

2 – MENOS É MAIS

Retire tudo o que não for usar. Pratos simples com ingredientes crus como adereços fazem qualquer comida se destacar. Eles podem ser muito úteis na hora de decorar o ambiente que será retratado. Mas sempre escolha pratos e tigelas que não tenham desenhos para a comida se destacar mais.

Devem estar 100% limpos, sem nenhum respingo e brilhando. Quando você fotografa muito de perto, como a maioria das fotografias de comida é feita, qualquer imperfeição vai aparecer, fazendo com que sua imagem não fique profissional.

Seja criativo com o enquadramento e aplique sempre a regra do “menos é mais”.

 

3 – NÃO COZINHE O PRATO COMPLETAMENTE

Quando carnes e vegetais estão prontos e você os retira do fogo, eles ainda continuam cozinhando por algum tempo. Retire-os do fogão sempre um pouco antes de prontos, para que mantenham a consistência e uma aparência suculenta, tire suas fotos, e só então retorne-os ao fogo para terminar de cozinhar. Isso irá evitar que a comida pareça murcha ou enrugada.

 

 

4 - ILUMINAÇÃO IDEAL

A iluminação pode criar texturas e um visual apetitoso na sua fotografia de comida. A luz, se posicionada atrás do objeto, pode ainda mostrar a fumaça e o vapor saindo de pratos quentes, o que dá um visual realístico, além de artístico. O ângulo da luz também pode mudar as sensações de quem vai ver a fotografia.

Trate a comida que você está fotografando como você trataria qualquer outro objeto imóvel e certifique-se de que ela está bem iluminada. Um dos melhores locais para fotografar comidas é próximo de uma janela onde haja bastante luz natural – talvez com o apoio de um flash vindo do teto ou de uma parede para dar mais equilíbrio à luz e tirar as sombras. Esta luz do dia ajuda a manter a comida com aparência mais natural.

 

5 - ADICIONE UM ELEMENTO HUMANO

Adicionar uma mão derramando molho na panela, ou segurando um prato no campo de visão da sua fotografia de comida pode dar um toque mais atraente a quem for ver a fotografia. Elementos humanos podem gerar representatividade e identificação com o objeto principal da foto, que é a comida.
 

6 - VARIE O ÂNGULO DA SUA CÂMERA

Tente ângulos diferentes de visão para fazer sua fotografia de comida. Tente de cima, de lado, fotografe o canto do prato, da mesa, e assim por diante… Seja criativo e mostre as diferentes maneiras que uma pessoa pode ver um prato de comida.

 

7 - ADICIONE UM POUCO DE ÓLEO

Para fazer os vegetais brilharem, pincele um pouco de azeite, ou despeje um pouco de água em vegetais crus antes de fotografá-los. Essas ações vão fazer com que eles pareçam mais frescos.

 

8 - COMPOSIÇÃO É TUDO

 Já que o alimento no prato, tigela ou copo é a estrela da imagem, limite as distrações no plano de fundo. Usar uma lente rápida permitirá que você use a profundidade de campo rasa em seu favor, ao deixar o plano de fundo fora de foco. Assim como as pessoas pensam que têm um "lado melhor" para fotografar, os alimentos também têm. Gire o prato para que você possa ver qual lado é melhor para fotografar.

A forma como a comida é apresentada no prato é tão importante como a forma que você a fotografa. Preste atenção no equilíbrio da comida em uma foto (cores, formas, etc.) e deixe-a na posição correta (use linhas guias e a regra dos terços para ajudá-lo a visualizar o prato).

 

9 - SEJA RÁPIDO

As comidas não mantem o seu visual apetitoso por muito tempo, então como fotógrafo, você precisará estar preparado e ser capaz de fotografá-la rapidamente após ela ser preparada, antes que ela derreta, desabe, murche e/ou mude de cor. Isso significa que você precisa estar preparado e que você deve saber o que você quer fazer antes da comida chegar. Uma estratégia que algumas pessoas usam é deixar a foto com os acessórios preparados antes que a comida fique pronta e colocar um prato modelo para deixar a sua exposição do jeito certo. Então, quando a comida estiver pronta, você só precisa trocar o prato modelo pelo verdadeiro e você já estará pronto para tirar suas fotos.

 

10 - USE MACRO

Focar bastante em apenas uma parte do prato pode ser uma maneira efetiva de destacar os seus diferentes elementos.

 

 

Fotografar comida com smartphone:

Alguns restaurantes servem um prato tão bonito que às vezes é irresistível não sacar um smartphone do bolso e registrá-lo.

Esse tipo de foto se popularizou muito depois do surgimento do Instagram. No aplicativo, diversas fotografias do gênero podem ser conferidas. Não se acanhe. Se deu vontade de fotografar, fotografe!

Foodie, Um app indispensável pra quem gosta de fotografar comida com o celular:

App Store: https://itunes.apple.com/app/id1076859004

Google Play: https://play.google.com/store/apps

Como fotografar comida

Nem sempre é fácil retratar quão saboroso um alimento é através de uma fotografia. Sem o auxílio dos cheiros e sabores, o esmero visual deve ser ainda maior para retratar estas qualidades.

Cores, volume e texturas devem ser cuidadosamente trabalhados para garantir um bom resultado final na hora de fotografar comida.

Reunimos aqui 10 dicas para te ajudar a obter o maior potencial ao tirar fotos de um prato, confira: