Círculo CROTICO

As cores possuem uma influência muito forte sobre as emoções humanas. Elas são responsáveis por estimular de várias maneiras nossos sentimentos e são diretamente ligadas ao nosso bem-estar.O cérebro, por exemplo, assimila primeiro a cor antes mesmo de identificar a forma, textura do objeto.

A Interpretação e a influência das cores

Todas as cores possuem uma interpretação, sensações e sentimentos associados. A comunicação das cores com o observador depende da sua cultura, mas algumas cores tem um senso comum.

Com a ajuda da figura abaixo, conseguimos ver algumas combinações de cores opostas e muito usadas em diversas propagandas:


lgumas combinações básicas e que você já deve ter visto bastante são amarelo com roxo e vermelho com verde. Essas cores são opostas no círculo cromático, e uma cor quente complementa uma cor fria. Usar duas cores opostas (complementares) é quase sempre garantia de uma boa foto!


As cores estão divididas em:

Cores monocromáticas: é a mesma cor misturada com branco, cinza ou preto, são as matrizes e tonalidades da mesma cor.

Ex.: azul-esverdeado. Numa combinação monocromática seria o azul-esverdeado claro, médio e escuro, é o famoso degrade.

Essa combinação é de baixo contraste.

Cores análogas: é uma combinação de cores vizinhas na roda das cores.

Ex.: amarelo. Numa combinação análoga do amarelo é o amarelo-esverdeado e o verde, ou outra combinação análoga seria amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.

Essa combinação é de médio contraste.

 

Cores complementares: são combinações de cores que se misturadas uma na outra, se neutralizam e se colocadas um ao lado da outra, se realçam.

Para encontrar a cor complementar é só buscar a cor oposta na roda das cores.

Ex.: vermelho. A cor complementar do vermelho é verde. Se você misturar uma tinta verde com uma vermelha, elas se neutralizam (vai para o marrom ou cinza).


Escolha um bom assunto para ser fotografado com uma composição simples que tenha cores que trabalham bem juntas. Lembre-se fotografia tem muito de gerar sentimento e se você souber utilizar corretamente as cores nas suas fotos, sem dúvida, elas melhorarão muito!
 

As cores são fundamentais para a criação de uma interpretação. É por isso que o fotógrafo deve entender e se preocupar com as cores na hora de fotografar. Então estude, experimente e crie na hora de compor suas fotografias.