A Câmera
Semelhança
com olho humano


Toda câmera fotográfica é fundamentalmente uma câmara escura projetada segundo características específicas que envolvem sua óptica, mecânica e formato do negativo, para apreender a energia luminosa de maneira ordenada, formando em seu interior uma imagem nítida. O olho humano possui exatamente a mesma função, formando imagens a partir da luz e transmitindo-as como impulsos bio-elétricos para o cérebro.
Portanto, podemos entender as câmaras fotográficas como extensões mecânicas do olho humano, que é um órgão adaptado para captar essa energia radiante tanto em quantidade como em qualidade, isto é, ele tem a capacidade de recepcionar os comprimentos de onda característicos de cada cor e decodificá-los, distinguindo assim objetos claros de escuros e de cores diferentes. A isso chamamos visão cromática (visão das cores). Já no caso da fotografia, a visão cromática dependerá do material sensível utilizado.

A título de comparação, a íris do olho humano funciona como o dispositivo de diafragma da câmera, controlando a quantidade de luz. O cristalino do nosso olho tem seu paralelo na lente da câmera, pois ambos vão tornar as imagens nítidas. A diferença é que o cristalino, para focalizar as imagens, muda de forma, ao passo que numa câmara, a lente é dotada de um movimento para frente e para trás para cumprir a mesma função.A retina corresponde à parte de trás da câmara fotográfica, onde colocamos a emulsão sensível à luz e sobre a qual se formará a imagem.

E outra semelhança é que ambos precisam controlar a entrada de luz
Para a formação da imagem, é necessária a entrada da luz pela frente. Essa luz precisa ser moldada através de uma pequena abertura feita na lente de uma câmera ou no cristalino dos olhos. Na fotografia, tal abertura é controlada por um dispositivo chamado diafragma; nos olhos, essa missão é cumprida pela íris e causada na pupila. Quanto maior a abertura, melhor a qualidade na captação da imagem, pois os feixes de luz capturados chegam com maior definição e densidade

Outra semelhança entre os olhos e a câmera é que ambos captam uma imagem externa a partir da incidência de luz, interpretam essa imagem e a entregam para um receptor. Nas máquinas fotográficas, quem recebe pode ser um arquivo de imagem ou um filme; na visão humana, o receptor é nosso cérebro, responsável pela impressão das imagens.
Tanto no olho quanto na câmera imagem é captada “de cabeça pra baixo”
Quando algum objeto está além da distância focal, sua imagem precisa ser recebida de maneira invertida, para não confundir o sistema receptor. Nas câmeras digitais, um software pega essas imagens e as colocam na posição correta; na visão humana, nosso cérebro é quem faz isso. Por esse motivo, é impossível focalizar mais de uma distância ao mesmo tempo: tudo o que estiver fora dessa faixa passa por um processo de interpretação antes da formação da imagem.
Tipos de Cameras:
DLSR: Digital Single Lens Reflex (Reflexo Único da Lente Digital – essas são as câmeras que têm um espelho interno)
MirrorLess: em tradução livre, “sem espelho” –, são câmeras compactas com lentes intercambiáveis. Elas são menores e mais leves que as DSLR.


PARTES da CÂMERA

PARTE FRONTAL
-
Redução de olhos vermelhos
Para evitar que o flash reflita na retina das pessoas, causando olhos vermelhos, esta lâmpada irá emitir um pequeno brilho de luz para fazer as pupilas da pessoa encolher antes do flash principal. A lâmpada também funciona como um indicador de contagem regressiva do temporizador.
-
Anel de focagem
No modo de foco automático (AF – Auto Focus), este anel gira até que a câmera tenha feito o foco sobre o assunto. No modo de foco manual, você pode girar o anel de foco com a mão para focar um assunto específico, olhando pelo visor até conseguir o foco desejado.
-
Anel de zoom
Gire este anel no sentido horário para diminuir o zoom numa visão grande-angular. Gire-o anti-horário para aumentar o zoom, para um close-up em seu assunto (apenas em lentes zoom, obviamente).
-
Botão Flash
Ao fotografar usando o Creative Zone ou modos manuais, você pode usar o flash incorporado que se abre pressionando aqui.
-
Mudança de modo de foco
Deixe em AF (Foco Automático) se você quer a câmera faça o foco automático, feito com uma leve pressão no botão de disparo. Acione o interruptor para MF (Foco Manual) quando você quiser controlar o foco. No modo MF, você ainda pode usar os pontos AF no visor para informá-lo quando o assunto está em foco.
6. Estabilizador de Imagem
As lentes com IS (Estabilizador de Imagem) são projetadas para parar o desfoque causado pela trepidação da câmera (o que é especialmente perceptível quando você está dando zoom em um assunto distante). As lentes Nikon têm um interruptor semelhante chamado VR (Redução da Vibração).
7. Microfone embutido
A maioria das câmeras como a Canon 500D (da foto acima) podem gravar vídeo. O som é gravado através de um microfone como este (embora ele também vá gravar ruídos de manuseio da câmera, como o anel de zoom sendo rodado).
8. Preview de Profundidade de Campo
Pressionando aqui, você pode reduzir a abertura atual da lente. É possível, então, visualizar o quanto da imagem vai estar em foco olhando através do visor ou verificando o modo Live View

PARTE TRASEIRA
-
Botão de compensação de abertura/exposição
No modo Manual, mantenha este botão apertado e gire o dial principal para abrir ou fechar a abertura (diafragma). Em alguns outros modos (como Aperture Value), você pode configurar a câmera para abrir ou fechar uma parada (stop) usando este botão e o mostrador principal.
-
Seleção de ponto AF
Pressione este botão, depois gire o dial principal para selecionar quais pontos do foco automático a câmera usará. Ele também permite que você aumente o zoom em uma imagem quando reproduzi-la no LCD da câmera.
-
Bloqueio AE
Este botão permite bloquear a exposição da câmera, uma vez que você tenha feito a leitura de iluminação da cena. Você também pode usá-lo para reduzir o zoom de uma imagem quando é visualizada no LCD, no modo de reprodução. Ele também permite que você foque ao usar o Live View.
-
Live View
Pressione aqui para exibir o que a câmera vai capturar na tela LCD. A maioria das novas câmeras têm uma função LCD ao vivo, o que evita que você tenha que olhar pelo visor.
-
Teclas em cruz
Estes botões principais cruzados permitem que você navegue pelos menus da câmera e sub-menus. Você pode, em seguida, pressionar o botão “Set” para selecionar uma configuração específica no menu. A Nikon chama esses botões de multi-seletor. Cada botão também funciona como um atalho para funções populares como WB (Balanço de Branco) ou AF (foco automático).
-
Auto-temporizador
Este botão permite que você altere de disparo único para o modo de disparo contínuo (ou alterar as definições de auto-temporizador).
-
Botão de reprodução
O botão de reprodução permite que você revise as fotos que você capturou e que estão no cartão de memória da câmera.
-
Apagar
O símbolo da lata de lixo é universal; ele permite que você exclua o arquivo que está atualmente visualizando na tela LCD da câmera.
-
Botão de Menu
Clique aqui para acessar uma vasta gama de menus e sub-menus, para que você possa alterar as configurações de acordo com suas necessidades. Este botão permite acessar e alterar as configurações de qualidade da imagem, por exemplo.

PARTE SUPERIOR
-
Flash embutido
Quando não há luz o suficiente disponível para capturar uma exposição decente, a sua DSLR permite abrir um flash embutido pop-up para iluminar algumas situações. Se não há luz suficiente para o foco automático, a unidade de flash também pode fazer um disparo de luz para ajudar, chamado de luz auxiliar AF.
-
Botão do obturador
Pressione este botão até o fim para fazer a foto. Pressione-o de leve, a meio caminho, para fazer o foco e a leitura de iluminação da cena. Também pressione aqui para tirar a câmera do modo de espera.
-
Dial Principal
Girar esse dial permite configurar manualmente a abertura ou a velocidade do obturador da câmera. É chamado de seletor de comando em uma Nikon.
-
Botão ISO
Clique aqui para escolher uma velocidade ISO. Você pode, por exemplo, usar o dial principal para selecionar uma velocidade ISO mais sensível à pouca luz. Você também pode definir a velocidade ISO manualmente passando pelo sistema de menu na maioria das SLRs digitais e câmeras compactas.
-
Botão liga/desliga
Desligue a câmera quando não estiver em uso (embora ela caia em modo de espera automaticamente para economizar energia depois de 30 segundos).
-
Modo
Gire este dial para escolher um modo de disparo. A câmera irá definir o ajuste de abertura e velocidade do obturador apropriados (assim como a cor de processamento em diferentes maneiras, dependendo do modo). Existem modos de fotografia básica para cada tipo de assunto (como retrato e paisagem).
-
Sapata de Flash
Você possa montar um flash dedicado no topo da câmera, para iluminar objetos um pouco mais distantes – e realizar disparos de flash mais criativos e eficazes.
