12 Erros na Fotografia

Erro 1 – Não dominar sua câmera!

Não importa se você usa uma câmera simples, uma câmera mais avançada, conhecer o seu equipamento é fundamental.

 

Erro 2 – Não focar corretamente

FOCO é tudo em uma fotografia. Uma foto sem foco é uma foto perdida.

E o pior, foco é um dos elementos que não dá para ajustar na edição.

 

Erro 3 – Esquecer de cartões de memória, baterias e carregadores

Pode parecer uma bobagem e até óbvio demais, mas acredite: acontece o tempo inteiro. É muito comum acontecer de a gente achar que a bateria ou o cartão de memória estavam na câmera quando na verdade não estavam. Tenha sempre uma bateria (carregada) e um cartão extra (vazio) que fiquem na bolsa o tempo todo.

Erro 4 – Horizonte torto

Quando vai fotografar, você presta a atenção na linha do horizonte? Fotos com o horizonte torto quase sempre são muito incômodas e não muito atrativas. Você pode corrigir isso em diversos aplicativos.

 

Erro 5 – Não editar suas fotos

Na época dos filmes fotográficos, as fotos também eram editadas, acredite! Assim como as câmeras antigas, as nossas câmeras atuais ainda não conseguem entregar a exata cena que a gente presenciou. Os sensores das câmeras não possuem tecnologia suficiente para medir as luzes fortes e identificar as sombras, não entregando um resultado 100% pronto. Assim, aquele pôr do sol surreal que você fotografou, pode perder totalmente a graça quando você o fotografa.

Então, dar vida às cores, realçar contrastes, aplicar nitidez, ajustar luzes e sombras são só algumas coisas que devemos fazer na edição (também chamada de pós-processamento).

Praticamente todas as fotos bonitas que você vê na internet são editadas.

Editar uma foto não significa alterar a realidade, muito pelo contrário, significa trazer para a foto o que realmente presenciamos naquele momento e a câmera não conseguiu captar.

Para editar minhas fotos utilizo dois programas: o Lightroom da Adobe (pago) ou o FastStone (gratuito) que é fácil e simples de usar.

Apps para celular como o Snapseed, o Lightroom Mobile e até os nativos também são excelentes.

 

Erro 6 – Edição exagerada

Bom, não é porque eu falei que as fotos precisam ser editadas que a gente vai pesar na mão na hora da edição!

Edições forçadas, cores surreais ou HDR’s muito intensos podem destruir a sua imagem também.

 

Erro 7 – Enquadramento ruim

Não basta ter um assunto e um fundo lindo e não saber como posicionar estes elementos dentro da foto. 

Existem algumas regrinhas que, se seguidas corretamente, poderão tornar a suas fotos muito melhores. (exemplos: Regra dos Terços, Proporção Aurea, Simetria, linhas guias, etc)

 

Erro 8 – Não incluir pessoas na foto

Sabe aquela foto simples, sem graça, morta?

Às vezes o que falta nela é um assunto principal, “A cereja do Bolo”.

Não basta apontar para qualquer lugar e fazer o seu clique. 

 

Antes de clicar, pense melhor no que você quer retratar e coloque alguma coisa em evidência, pode ser uma pessoa, um cãozinho, um casal em uma praça, um carro em movimento, uma pedra, uma parede grafitada, ondas do mar, enfim, coloque algo na foto que dê a ela razão para existir.

Apontar para a cena e fotografá-la sem um objetivo resultará em uma foto confusa, entediante, que não prenderá a atenção de ninguém, e muito menos renderá elogios. E é isso o que fazem 99% dos turistas: apontam e clicam!

 

As fotos precisam contar histórias! A pessoa que está olhando deve, nem que seja por um segundo, pensar sobre a foto. Ficar imaginando o que aconteceu antes ou depois dela ser tirada.

 

Em viagens, uma boa dica é fotografar as pessoas da região, objetos específicos, momentos que retratem o modo de viver e a cultura do lugar. Fotografando estes detalhes, no final da trip as suas fotos retratarão com muito mais precisão a sua experiência naquela viagem.

 

Erro 9 – Fazer somente 1 clique

Imagine se você está passando por um lugar espetacular, vê a foto perfeita, faz o clique e quando chega em casa, abre a foto no computador, descobre que ela está sem foco. Triste, né? Click mais de uma vez o mesmo assunto.
 

Erro 10 – Ignorar o Fotômetro

Sua foto pode estar com exposição errada.

Não abandone o fotômetro de sua câmera, nem sempre zerar é a melhor opção, haverá locais que temos que dizer para câmera se queremos - luz ou + luz.

 

Erro 11 – Não respeitar o tempo

Quando o tempo de exposição é longo e você está sem um tripé, o resultado será fotos tremidas que podem confundir com desfocadas. Respeite o tempo mínimo de cada lente sem o tripé, na maioria das vezes tempos mais longos que 1/60 segundos devem usar um tripé.

 

Erro 12 - Esquecer-se de olhar para trás

Sempre que você ver uma boa foto na sua frente, vire e dê uma olhada para trás, para os lados. Às vezes, o que você não está vendo é tão interessante quanto o objeto que está bem na sua frente. Um exemplo disso é um show ou uma competição esportiva: enquanto todos estão focados em fotografar a atração, muitas vezes a imagem realmente interessante está naquela multidão registrando o evento.

A dica é estar sempre observando o que acontece, mesmo quando se está de frente para o óbvio.